top of page
MY BUTTON

O Centro de Educação Ambiental de Marim - CEAM, que alberga também a sede do Parque Natural da Ria Formosa

Sede

Visita ao centro administrativo do CEAM e às suas exposições permanentes e temporárias. Nesta visita serão salientados as maquetas da área do Parque Natural da Ria Formosa e da pesca do atum em armações fixas para que o visitante fica a conhecer o funcionamento das almadravas. Ao visionar as miniaturas dos barcos de pesca tradicional serão caracterizadas algumas das artes de pesca do Algarve e será salientada a importância da pesca na região, com especial incidência em Olhão. No miradouro do CEAM será reforçada a a contextualização geográfica das ilhas-barreira da Ria Formosa. Deste local privilegiado pode observar-se a Ilha Armona, a Ilha da Culatra (ponta da ilha e a povoação do Farol), o canal de Marim, a Barra Velha e o Ilhote S. Lourenço ou das Ratas. Será evidenciada a evolução da Barra Velha e a forma como as ilhas "quase se sobrepõem".

Maquete do Atum

Em tempos não muito recuados o litoral algarvio era bastante rico em embarcações tradicionais dos mais variados tipos, que não só animavam o seu mar proverbialmente calmo e azul com as suas velas brancas, como agitavam com a característica e colorida azáfama os numerosos portos e ancoradouros.

As diferentes embarcações regionais foram rápida e inexoravelmente desaparecendo com o rolar dos tempos. Só quem viu ao pôr do sol centenas de “Sacadas” vindas dos lados de Santa Luzia atravessarem as Quatro Águas com as suas velas bastardas bem erguidas, todas juntas, como se combinadas estivessem, para atravessar ao mesmo tempo a baixa e perigosa barra Nova de Tavira, poderá imaginar quanto sortilégio foi repentina e drasticamente perdido, ficando mais pobre o património cultural algarvio.

Origem e Evolução da Ria Formosa

Este sistema de ilhas-barreira teve origem há cerca de 11.000 anos. O nível da água do mar terá sofrido uma rápida subida, inundando as elevações arenosas formadas 3000 anos antes, transformando-as assim em ilhas. Simultaneamente os cursos de águas depositaram na laguna grandes quantidades de material aluvionar, que está na origem das extensões dos sapais e ilhotes que hoje podem ser observados. As ilhas e os cordões dunares que aí desenvolvem são extremamente importantes na manutenção da laguna e do sapal.

Maquete da Sede

Esta maquete representa um sistema lagunar, de grande sensibilidade que tem a sua importância reconhecida internacionalmente. A Ria Formosa encontra-se abrangida pela Convenção de Ramsar e pela Convenção de Berna e foi considerada como uma zona húmida de interesse mundial. Para além disso integra a Rede Natura 2000, como Zona de Protecção Especial (ZPE) e uma Zona Especial de Conservação. Está referenciada como Zona Importante para Aves (“Important Bird Area“ - IBA) e recentemente, foi eleita como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

bottom of page