O Percurso inicia-se numa área de Pinhal do Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM) e segue em direção ao Centro Interpretativo

Este percurso passa por um conjunto de pontos de  Interesse natural, como o Pinhal; as Zonas de Sapal e Juncal; um Charco de água doce; uma Zona de Dunas e um Pequeno Bosque de Azinheira e Sobreiro.

O Charco de água doce embora temporário, contudo é emente importante para a reprodução de pequenas rãs e sapos parteiros (tritões e salamandras)

Este percurso pode ser auto guiado ou pode ser feita uma marcação com o Parque Natural para grupos para um trilho guiado.

Percurso
Habitat

Nestes tipos de habitat pode-se observar uma grande variedade florística e faunística, nomeadamente de avifauna.  No que diz respeito á a vifauna, podemos encontrar espécies como a Cegonha-Branca;o Chapim-Real; o Pernilongo; a Garça-Branca ou o Galeirão são algumas das que aqui se encontram.

Espécies de Avifauna

A avifauna no Centro de Educação Ambiental de Marim é particularmente interessante. Aqui podem-se observar as aves aquáticas que ocorrem regularmente em toda a Ria Formosa como as limícolas, flamingos, colhereiros, corvos-marinhos, patos, garças, mergulhões, galeirões e galinhas de água, gaivotas e andorinhas-do-mar, entre outras.

Passeriformes

Dentro das aves os passeriformes constituem a ordem com maior número de espécies e maior número de indivíduos. O seu tamanho varia entre a estrelinha-de-poupa, Regulus regus (a menor ave europeia com apenas 9cm de comprimento) e o corvo Corvus corax (o maior dos passeriformes com 65cm comprimento). As aves desta ordem caracterizam-se por todas as espécies apresentarem patas com três dedos virados para a frente e um para trás, adaptados para se empoleirarem.

A elevada diversidade morfológica e de hábitos recomenda a utilização de diversas características próprias de cada família para rapidamente se chegar à correta identificação da espécie a que cada indivíduo pertence. O observador deverá dar particular atenção ao formato do bico, hábitos e plumagem.

© 2023 by Nature Org. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now