A escassez de superfícies permanentes de água doce no Algarve, faz com que um pequeno charco como este, possa ser um importante ponto de concentração de aves
IBA(Important Bird Area)
Um paraíso para os amantes da observação de aves, a Ria Formosa é considerada uma IBA, i.e. uma área importante para as aves, integrando também parte da Rede Natura 2000. Trata-se de umas das áreas mais importantes para as aves aquáticas em Portugal, albergando regularmente mais de 20.000 aves aquáticas durante a época de invernada. Toda a zona é muito importante como zona de passagem para as migrações entre o Norte da Europa e África e abriga espécies raras em Portugal como o Camão ou Galinha-sultana, ave eleita como símbolo do Parque Natural, e outras espécies emblemáticas como os coloridos flamingos.
Birdwatching
Para usufruir plenamente deste observatório, recomendamos que venha equipado com binóculos, um guia de identificação de aves e alguma paciência - é claro que deve manter-se em silêncio e não meter as mãos, ou braços, fora das janelas do observatório.
Espécies
Muitas espécies de aves aquáticas migratórias, provenientes do norte da Europa passam aqui o inverno ou utilizam a Ria como ponto de escala na sua rota rumo a zonas mais meridionais. De entre as espécies invernantes mais relevantes podem destacar-se anatídeos como o pato-real Anas platyrhynchos, a piadeira Anas penelope, o pato-trombeteiro Anas clypeata, o marrequinho-comum Anas crecca e o zarro-comum Aythya ferina
Migrações
O inverno é a época mais favorável para observar aves, já que muitas espécies migram do norte da Europa em busca de climas mais amenos; algumas invernam na Ria Formosa, outras dirigem-se mais para sul (Norte de África) e utilizam esta área como ponto de escala.