Camaleões
Camaleão Algarvio
Nome popular: Camaleão.
Nome Científico: ...
Distribuição geográfica: Portugal no algarve.
Habitat natural: Tem como habitats preferenciais as matas.
Hábitos alimentares: Alimenta-se quase exclusivamente de insectos e pequenos vertebrados.
Tamanho: 20 a 25 cm.
Peso: 500 g.Número de crias: 9 a 30 ovos.
Tempo médio de vida: 4 a 5 anos.
O nome "Camaleão" significa "leão da terra", e é derivado das palavras gregas Chamai (na terra, no chão) e leon (leão).
Foi introduzido na Península Ibérica nos finais do séc. XIX, fruto das deslocações de pescadores entre o sul peninsular e o Norte de África, tornando-se então mais abundante junto das comunidades humanas, onde proliferam os insectos.
Camaleão é o nome dado a todos os animais pertencentes à família Chamaeleonidae, uma das mais conhecidas famílias de lagartos. Há cerca de 80 espécies de camaleões, a maior parte delas na África, ao sul do Saara, estando também presentes em Portugal e em Espanha. Os camaleões distinguem-se de outros lagartos pela habilidade de algumas espécies em trocar de cor, pela sua língua rápida e alongada e pelos seus olhos que podem ser movidos independentemente um do outro. A família teve origem há mais de 100 milhões de anos, quando se separou da família Agamidae, de acordo com o registo fóssil.
Localização
Podemos encontrar o Camaleão algarvio na zona do parque natural da Ria Formosa no Algarve em matas, areais e praias.
Comportamento
Movimenta-se com lentidão para não ser notado antes do ataque. Para apanhar sua presa, utiliza a língua que tem uma ponta pegajosa. Consegue, com grande velocidade, estender a língua quase um 40 cm. Sua língua, de ponta pegajosa prende o insecto e é comido.
Os seus olhos podem ser movidos independentemente para qualquer direcção e quando um camaleão vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas. O encéfalo do camaleão recebe duas imagens separadas, que tem de associa-las. À medida que se aproxima da presa, o camaleão fixa nela ambos os olhos para poder fazer pontaria.
O Camaleão é ovíparo, colocando entre 9 a 30 ovos, enterrados na areia, perto das raízes do piorno. Durante o Inverno hiberna numa toca cavada no solo arenoso junto de uma raiz grossa, de onde sai na Primavera, altura em que eclodem os ovos.
Os camaleões camuflam-se nas ramagens e a sua pele é composta por camadas de diversos pigmentos, permitindo a variação de cor através dos cromatógrafos (células cutâneas) em função da temperatura ambiente, do local onde se encontram e do estado de ânimo.
Quando se enfrentam, os machos representam agressividade mas, à falta de dentes, empurram-se.
Perigos
Estima-se que o Camaleão em Portugal não esteja em perigo, e que ainda haja ainda um grande número de camaleões. Mas com o abandono de gatos nas ilhas do Algarve tem diminuído o número de camaleões naquelas zonas.
É proibifo capturar estas espécies.