© 2023 by Nature Org. Proudly created with Wix.com

Parque Natural da Ria Formosa (PNRF)

O Parque Natural da Ria Formosa foi criado pelo Decreto-Lei nº 373/87, de 9 de Dezembro, posteriormente regulamentado pelo Decreto-Regulamentar nº 2/91, de 24 de Janeiro. Estende-se ao longo de 60 km da costa sotavento do Algarve, entre o Ancão e a Manta Rota, e ocupa cerca de 18.400 ha, distribuídos pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Stº António. A maior parte desta área corresponde ao sistema lagunar da Ria Formosa, um cordão de ilhas e penínsulas arenosas que se estende mais ou menos paralelamente à costa, protegendo uma laguna onde se desenvolve um labirinto de sapais, canais, zonas de vasa e ilhotes.

Estas caraterísticas naturais e a sua situação geográfica elegeram-na como área de grande importância do ponto de vista da avifauna, sobretudo a aquática. Nesta qualidade foi classificada como zona húmida de interesse internacional pela Convenção de Ramsar.

Área do Parque

​A área do parque natural da ria formosa ocupa 18.000 ha, é a mais importante zona húmida do sul de Portugal.

Esta área protegida é palco de múltiplas atividades-cultura de bivalves, piscicultura e salicultura.Esta importante zona húmida, está associada à presença de um extenso cordão arenoso,formado por ilhas barreira paralelas à linha de costa, que protegem o interior da influência marítima e criam condições ambientais semelhantes a um estuário

Caraterização

O Parque Natural da Ria Formosa caracteriza-se pela presença de um cordão dunar arenoso litoral (praias e dunas) que protege uma zona lagunar. Uma parte do sistema lagunar encontra-se permanentemente submersa, enquanto que uma percentagem significativa emerge durante a baixa-mar. A profundidade média da laguna é de 2 m.

Classificação

(O Decreto)-Lei n-373/87 de 9 de dezembro, criou o parque natural da ria formosa traçando-lhe como objetivos primeiros a proteção e a conservação do sistema lagunar, nomeadamente da sua flora e fauna, incluindo as espécies migratórias,e respetivos habitats.

Clima

O Parque Natural da Ria Formosa enquadra-se numa região de clima mediterrânico, de características semiáridas, com uma estação seca prolongada, durante os meses de verão, e com um inverno ameno devido à influência do fluxo atlântico do oeste, e pelo facto de se encontrar longe das regiões de origem das massas de ar polar continental.

Rota das Aves

Todos os anos, mais de 30.000 aves utilizam a ria Formosa durante as migrações e o inverno,colocando esta zona húmida entre as três mais importantes de Portugal. É uma importante zona de alimentação e reprodução para peixes, moluscos e crustáceos de elevado valor comercial, com incidência direta nas atividades

Localização
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now